Núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio: conheça todos os projetos

Espaço Nova Geração, em Niterói, promove atividades educativas, esportivas e culturais

 

O Núcleo de Desenvolvimento Social é parte fundamental da história e do trabalho do Viva Rio, tendo como principal objetivo promover a inclusão e a justiça social. Proporciona o desenvolvimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, como pessoas em situação de rua, moradores de favelas, imigrantes e pessoas com deficiência. Em 2022, mais de 10 mil pessoas foram impactadas e realizados mais de 3.500 atendimentos. 

“O trabalho do Núcleo de Desenvolvimento Social é pautado por estratégias e ações que valorizam o potencial de cada pessoa, através da articulação entre saberes, olhares e vivências, com o propósito de promover a inclusão e contribuir para construção de um mundo mais justo e igualitário”, explica Marília Rocha, coordenadora do Núcleo. 

Abaixo, confira todos os programas e projetos que compõem o Núcleo de Desenvolvimento Social do Viva Rio. 

Grupo de Apoio Técnico

Equipe multiprofissional composta por assistentes sociais, pedagogos e psicóloga, que atuam na identificação, qualificação e encaminhamento de demandas das famílias atendidas pelos projetos do Núcleo de Desenvolvimento Social, através da interlocução com a rede de serviços socioassistenciais, de saúde e justiça, por exemplo. 

Algumas das ações dessa equipe são: realização de grupos para trabalhar questões inerentes a cada faixa etária, favorecendo a criação de redes de apoio e fortalecimento dos vínculos comunitários; apoio às ações dos projetos do Núcleo, como a elaboração de material para aulas, workshops, e dinâmicas de grupo. 

Central Viva 

O Central Viva é um programa para orientar indivíduos em situação de vulnerabilidade extrema, como vítimas de violências, pessoas em situação de rua, aqueles que fazem uso abusivo e prejudicial de álcool e/ou outras drogas e pessoas que enfrentam violação de direitos. Além de ações próprias, são feitos encaminhamentos para órgãos públicos e unidades de saúde para dar continuidade ao atendimento. 

Haiti Aqui

O projeto Haiti Aqui acolhe imigrantes e facilita sua integração no Brasil. Algumas das atividades desenvolvidas são: assessoria e encaminhamento para regulamentar documentação; auxílio na busca por emprego; obtenção de carteira de trabalho e encaminhamento para cursos e assistência médica. 

Viva Rio Eficiente 

O programa Viva Rio Eficiente acolhe pessoas com deficiência com ações que visam elevar a autoestima e ajudar na inserção no mercado de trabalho e na adaptação e bem-estar do indivíduo. Promove rodas de conversas e mantém parcerias com instituições voltadas para pessoas com deficiência na promoção de eventos de cultura e empregabilidade.

Jovem Aprendiz

Criado em 2007, o Programa Jovem Aprendiz auxilia jovens de 14 a 21 anos a entrarem no mercado de trabalho. A taxa mínima de desistência dos jovens e o acompanhamento das empresas e dos aprendizes antes e durante todo o processo de seleção e contrato, são algumas das características que garantem a estabilidade do Viva Rio como entidade formadora (mediadora entre o jovem e o empregador). 

Voluntariado 

O Voluntariado faz parte do Viva Rio desde o início da instituição, em 1993. Assessora instituições e pessoas em vulnerabilidade social. Realiza ações que promovem cidadania, desenvolvimento social, sustentabilidade e saúde. Algumas de suas mobilizações fixas são a campanha de doação de sangue, Salvando Vidas, Gota a Gota, Inverno Quente, que arrecada agasalhos e cobertores, e a campanha de final de ano Criança Feliz – Natal Feliz, que consiste na doação de brinquedos.

Apoio Escolar

Em parceria com a Academia Pérolas Negras e o VRB, são oferecidas aulas gratuitas de apoio escolar para crianças e jovens, com idades entre 6 e 17 anos, das comunidades do Cantagalo (Ipanema), Cidade de Deus, Vila Aliança (Bangu) e Parque Ipanema (Queimados). São aulas de portugês e matemática, apoio às atividades escolares e acompanhamento pedagógico, além de atividades de leitura, cinema e arte. 

Natação Comunitária 

O projeto de natação e hidroginástica atende mais de 250 moradores das comunidades do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho. As turmas são divididas por faixa etária: bebês (a partir dos 8 meses), crianças, adolescentes e adultos e idosos. Funciona na sede do Viva Rio, no Cantagalo, em Ipanema. 

Projeto Natação Comunitária tem aulas para todas as faixas etárias 

 

Articulação Comunitária 

Presente no Viva Rio desde a fundação, a Articulação Comunitária é parte importante do trabalho da instituição. Dialogar com a população e lideranças locais, mediar conflitos, criar vínculos com os territórios e ajudar na resolução de problemas são algumas das funções dos articuladores. 

Cuidando de quem cuida 

O programa Cuidando de quem cuida foi criado para valorizar os colaboradores do Viva Rio e ajudar a estabelecer ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis. Promove rodas de conversa, encontros, grupos de escuta, apoio para trabalhar em territórios violentos e atendimento psicológico. 

Estação Futuro (Inclusão Digital)

O projeto, suspenso devido a pandemia de Covid-19, foi retomado em 2023 com um novo foco: inclusão digital. O objetivo é auxiliar as pessoas, de todas as faixas etárias, mas em especial os idosos, a dominar a tecnologia, para que sejam capazes utilizar as ferramentas em seu dia a dia, como os aplicativos de banco, por exemplo.  No componente curricular do curso de Inclusão Digital, uma das maiores preocupações é com as possíveis fraudes aplicadass pela internet. 

 

Cogestão do Núcleo de Desenvolvimento Social

Espaço Nova Geração (ENG)

O ENG é uma proposta de educação integral que acontece de forma complementar à ofertada pela escola. O projeto é uma parceria do Viva Rio com a prefeitura de Niterói, executado em dois CIEPs do município. Oferece atividades esportivas, educacionais, culturais, de capacitação e de atenção social.

Parque Esportivo e Social do Caramujo (PESC)

Inaugurado em 2020, o PESC oferece treinamento gratuito de várias modalidades olímpicas e paralímpicas como atletismo, levantamento de peso, lutas, badminton, tiro com arco e skate. É um projeto realizado pelo Viva Rio em parceria com a prefeitura de Niterói. 

Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (SAREM)

O Viva Rio atua na cogestão do Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (SAREM), em parceria com a prefeitura da cidade. O projeto atende crianças e adolescentes de até 12 anos com deficiência física e mental, oferecendo serviços de diagnóstico, tratamento e reabilitação. 

​O SAREM atua na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças e/ou deficiências, temporárias ou permanentes, de carácter progressivo, regressivo ou estável. Oferece atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, psicologia familiar, serviço social e terapia ocupacional com o objetivo de promover o bem-estar físico, psíquico e social dos atendidos. 

Saúde Mental

O Viva Rio tem forte atuação na saúde mental e políticas de redução de danos. Atualmente, faz a cogestão de 19 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e de cinco equipes de Deambulatório, além de nove projetos de promoção da saúde e de arte e cultura em parceria com o Instituto Municipal Nise da Silveira, local onde já funcionou um hospital psiquiátrico.

Os CAPS contam com equipes multiprofissionais e são divididos em CAPSis, que atendem crianças e adolescentes, CAPSAD, que cuidam de questões relacionadas ao uso abusivo e prejudicial de álcool e/ou outras drogas e CAPS de adultos, que recebem pessoas com diversos tipos de sofrimento psíquico de maior gravidade. Já as equipes de Deambulatório  atendem pessoas em sofrimento psíquico grave, com projeto de cuidado e acompanhamento construído em rede e no território. 

Confira abaixo mais fotos dos projetos.

Postado em Notícias.